Edifício Milagres

Em Aracaju as atividades da Grande Síntese acontecem no Edifício Milagres, situado à Rua Lagarto, nº 58. Inaugurado e consagrado às 5:00h da manhã do dia 16 de Janeiro de 2011, um domingo, o prédio, de três andares, é amplo, espaçoso, com vários apartamentos, salas e diversos ambientes para práticas holísticas. No térreo funcionam uma Lanchonete; a Oficina de Arte-Terapia, para as aulas de pintura em tela e confecção de produtos artesanais e a Cozinha, para o preparo de alimentos que são doados aos moradores de rua e da periferia de Aracaju. Entre o piso térreo e o primeiro andar há o mezanino: que abriga a a pré-escola Curtindo o Coração - Aprendendo a Viver e a Reciclaria Novo de Novo que vende produtos artesanais feitos com material reciclado. No primeiro andar encontram-se a Sala de Atendimento Terapêutico, que funciona de segunda à quarta feira, assistindo pessoas que se encontram em desequilíbrio físico, mental, emocional ou espiritual e a todos que buscam internação no Projeto Reviver; a Secretaria da Grande Síntese; a sala de reunião dos Emissários e membros internos do Śuddha Dharma; a Biblioteca; a Sala de material de divulgação, onde estão à venda folhetos e livros da Instituição; a Farmácia Natural e Homeopática; a Sala de Cura Prânica e a Sala de Estudos, onde acontecem as reuniões preparatórias ao atendimento terapêutico. O segundo andar é inteiramente destinado à moradia de membros e simpatizantes da Instituição. No terceiro andar funcionam , a Sala de Música e o Iśvara-Sabha (templo do ser), onde se realizam diversas atividades voltadas à saúde do corpo e da alma (Tai Chi Chuan), bem como as reuniões públicas, as práticas de meditação e as cerimônias destinadas aos membros consagrados.

Simbolicamente, o Edifício Milagres representa a materialização, no plano do concreto, de um sonho iniciado há quarenta anos, no período em que os primeiros integrantes, do que hoje é a Grande Síntese, ainda viviam no povoado do Mosqueiro. Era o início dos anos setenta, época em que ainda não havia no Brasil nenhum trabalho especificamente voltado para o atendimento de pessoas com problemas de adicção. O grupo do “seu Francisco”, como eram chamados os poucos membros daquela comunidade do Mosqueiro, em Aracaju, vivia em um pequeno terreno onde quase nada havia, a não ser uma horta comunitária. Durante o dia, saiam pelo povoado do Mosqueiro, orientando as pessoas e ajudando a fazer farinha e outros pequenos serviços. Em troca, recebiam um pouco de alimento e parte do que fosse produzido. Naquela época, os membros da comunidade ainda não eram vegetarianos e, muitas vezes, tudo que tinham para comer era caranguejo com farinha.

Um dia a Polícia Federal chega ao local e leva o líder do grupo, Francisco. Época da ditadura, Francisco passa três dias preso. Seu crime? Amparar drogados numa época em que o uso de drogas era tabu e ainda não se falava em recuperação de dependentes químicos. Curiosamente, a nova sede da Grande Síntese se instala no mesmo prédio onde, no passado, funcionava a sede da Polícia Federal. As celas carcerárias e os quartos escuros utilizados para a tortura de presos são reformados e transformados em espaços para a celebração da diversidade e acolhimento dos mais necessitados. A reforma do local se estende por ínfimos quatro meses e o antigo e tenebroso edifício renasce como um templo de luz. Não há como explicar tão grandiosa transmutação. A revitalização do prédio feita por voluntários, membros da instituição e integrantes do Projeto Reviver, foi um verdadeiro milagre. A reforma, a pintura e a ilustração de todo o prédio com motivos do sagrado foram realizadas em tempo hábil para que ele pudesse ser inaugurado naquela manhã de domingo, como parte das celebrações do noningentésimo segundo aniversário do advento de Mitradeva, o Avatara da Síntese.

Naquele domingo, dia da inauguração, os primeiros membros da Instituição, começaram a chegar a partir das 4:00h para preparar o templo. No mesmo dia, pela noite, em uma cerimônia aberta ao público em geral, que reúne cerca de duzentas e cinquenta membros e simpatizantes, é apresentada uma peça teatral.
As fotos que ilustram este artigo mostram o templo momentos antes do início da cerimônia de inauguração, o ensaio da peça, realizado no sábado à noite e a apresentação de domingo. Também estão registrados o painel que fica no terceiro andar do edifício, com a foto do instrutor, recebendo a consagração de Gnana Dhatha do Śuddha Dharma Maṇḍalam.

Mantras

Agenda

LOGO GS TRANSPARENTE

Atendimento:
Aracaju: 2a, 8h as 12h.
Balsa: Domingo, 7h30 as 13h.

Tai Chi: 2a  3a e 4a, 5h30.

Cura Prânica: 3a e 4a, 19h.

Cura Crianças: 2a, 18h.

Distribuição:

- Arroz: 2a , 19h

- Sopa.: 4a, 19h

Pintura Artística: 3a, 14h-17h.

Reuniões:
Pública: 2a, 19h30.

Prática da Saúde: 3a, 17h30.

Estudo: 5a, 18h00.


Núcleo Aracaju:
Edifício Milagres e
Reciclaria Novo de Novo
Rua Lagarto, 58 - Aracaju/SE.
CEP: 49010-390
Fone: (79) 3021 4015

 

Vídeos