Projeto Bambá

DSC01535

Iniciado em junho de 2000 junto aos professores da rede pública da Região do São Francisco, o Projeto Bambá objetiva (1) a sensibilização dos estudantes da rede formal de ensino público para as relações do homem com a natureza e (2) a promoção de uma consciência ecológica global, orientada pela experiência de preservação dos recursos naturais locais. 

As oficinas de Educação Ambiental acontecem na Fazenda Mãe Natureza (Santana do São Francisco -- SE), onde crianças, adolescentes e educadores têm a  oportunidade de refletirem criticamente sobre os processos de integração do homem com a natureza da qual ele é parte. As distintas ações pedagógicas possibilitam que estudantes e educadores ambientais atuem de forma integrada como agentes multiplicadores dos esforços de resgate das condições de equilíbrio na relação entre os diversos seres que compõem a natureza, dentre eles, os seres humanos.

O projeto atende, em média, 60 crianças por semestre, as quais, nesse período, reunem-se semanalmente para as distintas atividades realizadas de forma lúdica, por meio de jogos, técnicas de grupo, danças circulares, caminhadas ecológicas, passeios de barco, oficinas, exibição de vídeos, técnicas de preservação do solo, da fauna e da flora e a produção de objetos artesanais.

As crianças aprendem fazendo, produzindo, comparando, associando, interagindo, conhecendo, brincando e descobrindo em contato com a natureza. Atividades como reciclagem de papel, pintura, horta, palestras e dinâmicas de grupo em contato com a natureza são utilizadas como instrumentos para o contato com a natureza interna própria de cada um. O fazer e o fazer-em-grupo possibilitam a reflexão acerca das regras de convivência e dos estilos de vida que possibilitam a reconstrução do mundo, em torno dos três pilares fundamentais dos programas de preservação ambiental -- educação, trabalho e cidadania.

Bambá

Mantras

Agenda

LOGO GS TRANSPARENTE

Atendimento:
Aracaju: 2a, 8h as 12h.
Balsa: Domingo, 7h30 as 13h.

Tai Chi: 2a  3a e 4a, 5h30.

Cura Prânica: 3a e 4a, 19h.

Cura Crianças: 2a, 18h.

Distribuição:

- Arroz: 2a , 19h

- Sopa.: 4a, 19h

Pintura Artística: 3a, 14h-17h.

Reuniões:
Pública: 2a, 19h30.

Prática da Saúde: 3a, 17h30.

Estudo: 5a, 18h00.


Núcleo Aracaju:
Edifício Milagres e
Reciclaria Novo de Novo
Rua Lagarto, 58 - Aracaju/SE.
CEP: 49010-390
Fone: (79) 3021 4015

 

Vídeos