Partilhar a responsabilidade da boa palavra e do calmo pensar; o lúdico do brinquedo; a alegria da amorosidade; o lúcido do discernimento, na construção de uma Nova consciência para todas as formas de vida. Nelas, estão vibrando as sutis partículas de Inteligência Divina e tudo é parte do todo, vibrando na mesma pulsação do Eterno È, que dá Vida ao Ser da Terra. (11º ponto de cooperação atribuído por Mahatma Gandhi)
A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade? Mahatma Gandhi |
No Centro de Vida Integral Mahatma Gandhi, localizado na Fazenda Mãe Natureza, desenvolvem-se projetos como: Projeto Florescer, Projeto Mãe Vida, e o Projeto denominado Vida Integral, que é uma extensão do Projeto Florescer. A especialidade do Vida Integral é atender pessoas com as diversas deficiências. Tem por objetivo apresentar aos participantes a expansão de consciência, afinada na percepção de descobrir novos caminhos; pois o primordial é que o indivíduo tenha uma direção para chegar a um objetivo, a uma meta. A partir do conhecimento de que é nas relações que ocorre o desenvolvimento humano, busca-se, nesse trabalho, compreender o processo de desenvolvimento de cada partícipe, observando suas relações familiares e sociais, para facilitar o convívio dos mesmos com os que os cercam, mesmo com as dificuldades que lhes são peculiares. Já que o processo inclusivo exige que o indivíduo reconheça sua própria trajetória de vida, sua capacidade e suas habilidades, os facilitadores do Projeto Vida Integral optam por uma pedagogia em que a aprendizagem se torne significativa e progressiva. Conhecedores que somos de que a inclusão tem por finalidade reestruturar as condições de vida na atualidade, onde a deficiência não está apenas em alguns, mas de modo geral, em todos nós; busca-se também, nesse projeto, minimizar os efeitos da exclusão sofrida ao longo da vida de cada participante. “O respeito à autonomia e à liberdade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros, e esse é o nosso lema nesse desafio.” (Freire). Observamos como minúcia , desde os participantes infantis, assim como adolescentes e adultos, todos os comportamentos, para que possamos educar de forma exitosa, observando as propensões individuais, e as dificuldades educativas especiais, tendo em vista a expansão dos seus domínios naturais, sociais, ao qual estão conectados, em uma transformação constante.
Quando criamos o projeto Vida Integral, o nosso maior anseio era incansavelmente buscarmos dispensar as divisões compartimentadas que rondam, não só a nossa existência, mas principalmente a de indivíduos especiais. Assim, cuidamos para melhor aprofundar nossas consciências, não trilhando por velhos caminhos, em que se intensificam as divisões fragmentadas no processo educativo humano. Sabemos da existência do Espírito de Verdade que nos alimenta, “DEUS”; sabemos também que é esta Verdade que nos torna iguais, por isso servir aos nossos irmãos com dificuldades existenciais é o nosso propósito maior. A sós e em conjunto, a caminhada para a busca da humanização segue a tríade indivíduo/sociedade/espécie, pois somos seres de relação e de inteireza com o cosmo que nos unifica.
Só somos porque estamos sendo. Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou, pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador. (Paulo Freire) |