O Projeto Florescer é um experimento educacional ambiental transdisciplinar que visa o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, o que se entende como aprimorar as esferas: intelectual, emocional, moral e espiritual, através de atividades que infundam o senso de responsabilidade pela natureza, o senso de comunidade, o respeito pelas Leis e Princípios e o compromisso pelo bem-estar de todos os seres. Assim, o indivíduo deixa de ser um mero integrante e passa a se enxergar como um membro capaz de ajudar de forma ativa e consciente a sua própria comunidade. Entendendo o ser humano como uma totalidade – cognição e afeto estão intrinsicamente associados; portanto, devem-se considerar seus desejos, necessidades, emoções, motivações, interesses, impulsos e inclinações. O nosso fazer pedagógico está alicerçado em três pilares básicos: o Trabalho, a Cidadania e a Arte.

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana e vêm sendo trabalhados em programas educacionais que se baseiam na busca do ser integral. Através do aprendizado, da divulgação e do exercício dos valores humanos – amor, paz, não violência, verdade e retidão –, a sociedade poderá evoluir resultando na compreensão de cada indivíduo de sua interdependência em relação ao outro, à natureza e a todas as formas de vida.

A educação deve ter a tarefa de impulsionar a construção de novos conhecimentos, incidir na zona de desenvolvimento potencial dos educandos. Não se trata apenas de transmitir conteúdos, mas de favorecer a associação entre os conhecimentos trazidos pelos educandos, os quais fazem parte do seu mundo, e aqueles que estimulam processos internos de transformação, constituindo-se em novos conhecimentos. A heterogeneidade do grupo favorece a construção do conhecimento pela riqueza de experiências, diferenças, ritmos, valores, o que amplia as possibilidades de intercâmbio e de estímulo à ampliação das visões de mundo.

O educador é um facilitador, um mediador, e, sobretudo um instigador do processo de descoberta, de associações, estimulando o pensar, de modo que o educando compreenda o processo de construção do conhecimento e utilize-o de forma autônoma ao longo de sua vida. A tarefa de educar deve ser encarada como um inusitado desafio a ser traduzido e conquistado a cada dia, um processo de construção cujas possibilidades são infinitas e imprescindíveis para o processo de transformação de uma sociedade excludente para uma sociedade justa.

Assim sendo, entendemos que educação deve ser um processo mútuo e contínuo de formação e libertação do ser humano e o processo de aprendizagem uma ação partilhada, resultante do esforço individual, bem como das condições ambientais e das relações que se estabelecem.

 

NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!

 

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