A Ciência da Grande Chama

Brahman é o Absoluto, manifestado através do Cosmo. Deveríamos compreendê-Lo como tal para adorá-Lo como um Ser Imanifestado, entretanto, enquanto não O conhecemos, devemos examiná-Lo e conhecê-Lo para adorá-Lo. Portanto para realizar tal propósito ou alcançarmos o objetivo desta Grande Ciência, devemos pensar em Sua manifestação em forma de uma Grande Chama.

Brahman, o Absoluto, manifesta a Si mesmo como o Cosmo e seu conteúdo. Dessa maneira, Ele é conhecido com o nome de Gáyatri, de forma que quando se adora a Gáyatri, pode-se dizer que se está adorando a Brahman. Isso significa que Brahman e a Gáyatri não podem se separar.

A primeira manifestação de Brahman é quádrupla e são através dos quatro aspectos abaixo relacionados que devemos adorá-Lo;

1. Jivatamas ou Almas individuais;
  2. Bhumi(Prithivi) ou o mundo;
  3. Sarira ou os corpos;
  4. O coração dos seres criados.

O primeiro aspecto, os Jivatmas ou Almas individuais, representam o Princípio de Vida compenetrando o plano angélico, humano, animal e outras criações. O segundo é chamado Prithivi ou Terra, o habitat de todos os seres criados, cuja natureza e atos estão adaptados de acordo com o meio ambiente que lhes é imposto, tais como: os países onde vivem, os costumes que seguem, os idiomas que falam, as ciências e artes temporais, como também as atitudes que dirigem os seus funcionamentos no processo do mundo. Aqui a Prithivi ou Bhumi (mundo) compreende os sete mundos:  Bhu, Bhuvar, Suvar, Janah, Tapah, Mahar e Satyam, conhecidos como os Sete Raios Cósmicos ou emanações objetivas. O Sutratma é de múltiplas ideações e é denominado objetivamente Yoga Shakti. O terceiro aspecto, Sarira ou corpo unitário de Brahman, e também o nosso, ocasiona influências que operam para nosso cativeiro ou para nossa liberação. Portanto, os sábios tomam especial cuidado com a saúde e bem-estar do corpo para adaptá-lo a funcionar de acordo com o Plano Divino. O quarto aspecto, HRIDAYA ou Coração, é a câmara onde habita o ATMA ou Princípio de Vida, definindo-se como a Grande Chama ou Param Joti.

Daí veremos que Brahman, o Absoluto, está manifestado em todas as formas materiais, tanto imóveis como móveis.

A pergunta é: Como obter a visão desta Chama no Coração? Diz-se que o coração tem cinco entradas. Os Dhyani-Yogues têm comprovado pela meditação, investigando e examinando a natureza da Chama (PARAMATMA) com a ajuda dos cinco ensinamentos:

O primeiro pertence ao que se conhece como Adi-Loka, ou Ciência do Conhecimento dos Mundos, o segundo é conhecido como Adi-Praja, ou a Ciência da Humanidade, o terceiro  conhece-se como Adi-Vidya ou a Ciência do Conhecimento superior e inferior, o quarto é Adi-Jyotisha, a Ciência das estrelas, também conhecida como Astrologia,  finalmente o quinto é conhecido como Adi-Atma ou a Ciência do Espírito.

Através de qualquer destes aprendizados pode-se conseguir a entrada, porém o mais elevado de todos é Adi-Atma, ou a Ciência do ATMA. O modo de oração para esta conexão é através da MAHA GAYATRI, compreendido no Mantram:

OM BHU BHUVAHA SWAHA
TAT SAVITUR VARENIYAM
BHARGÔ DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YONÁHAPRACHODAYAT.

“Ó energia puríssima de Deus! Vós que estais no passado, no presente e no futuro, ao mesmo tempo, Iluminai nossos corações. Oramos a Vós para que ilumineis nosso intelecto e dissipeis nossa ignorância, assim como a esplêndida luz do sol dissipa toda a escuridão. Oramos a vós para que façais nosso intelecto sereno, brilhante e iluminado.”

Há quatro Divindades conhecidas como os Quatro Senhores da Chama, aos quais oferecemos adoração, denominados Param-Jyoti. Os nomes destes Grandes Seres são: VISHIVA, JEJASA, PRADYUMNA e TURIYA. Na Bhagavad Gita, os Senhores da Chama são conhecidos pelos nomes de ANNIRUDDHA, PRADYUMNA, VASUDEVA e SAMSKARSHANA respectivamente.

O Param Jyoti ou a Grande Chama, o Morador do Coração, é Sampurna Vigraha, ou seja, uma forma completa que enriquece o éter da Terra, propõe e dirige o processo evolutivo, involutivo e yóguico; em forma de Criação, Preservação e Convergência.

Um contato com esta Grande Chama da parte do discípulo impulsiona nele o rompimento do cativeiro que os ata a este mundo, completando todas as suas ações, elevando sua consciência a reinos mais altos, deixando-o em um estado de absoluta liberdade, alcançando assim a PARABRAHMAN. Esta Ciência compreende duas partes, uma conhecida como a Ciência de entrada no Caminho ou Dwara Vidya e a outra Ciência da Chama ou Yoti-Vidya conhecida também como Gáyatri Vidya.

“Oh Senhor Do Orbe Solar e também do nosso coração, ilumina nosso intelecto para que cheguemos a realizar-Te.

OM TAT SAT

Sri Anantaram